Guia Michelin é referência de marketing de conteúdo para muitas empresas

Na era digital ficar postando repetidamente “compre meu produto”nem sempre surge efeito emergente, uma hora cansa. No exemplo da Michelin, no início do século XX, a indústria automobilística ainda engatinhava. A Michelin fabricava pneus para carros, mas tinha uma demanda ainda pequena dos fabricantes e de seus usuários, as estradas não eram convidativas para dirigir um automóvel, assim como ter um carro era pra poucos, então, como fazer rodar as vendas no início do negócio com um produto que demorava a desgastar? Ela percebeu que fazendo um Guia de restaurantes e hotéis para seus clientes com o intuito de SAIR DE CASA COM SEU CARRO, consequentemente seus cliente iriam gastar mais pneus, percorrer até 100Km para esta tarefa de lazer era o objetivo, como as estradas não eram nada boas, já ajudavam no desgaste da borracha. Assim nascia o GUIA MICHELIN, incentivando turismo, lazer e bem estar a sua linha de clientes, com descontos fantásticos e imperdíveis, com cupons de desconto, e categorizar por estrelas. Deu tão certo na França que até hoje é sucesso em todo o planeta. Existem muitos exemplos hoje de “gatilhos mentais” associado ao marketing conteúdo. Hoje, o Guia Michelin, com seu sistema de pontuação por estrelas, é a publicação mais respeitada do mundo em classificação de hotéis e restaurantes de alta qualidade.

Agora se pergunte, você quer vender ou fazer que seus clientes gaste o estoque que você vendeu? na verdade os dois né verdade?! O processo de venda tradicional que você já faz e incentivar seu cliente a GASTAR O ESTOQUE! É isso que a Michelin faz até hoje, fazer com que você bote o pneu pra rodar. E é nisso que você pode abordar nas suas vendas. Vejamos, a Nespresso, marca de sucesso de cápsulas da café, usa sua base de cadastro pra incentivar sua rede com conteúdo com receitas exclusivas de sua marca, são baristas renomados incentivando sua base de clientes a fazer sempre cafés diferentes, a matemática é simples, depois da compra agora é fazer o cliente gastar o mais rápido o estoque que tem em casa, assim renovando novos pedidos.
Você pode ter um loja de Cosmético, voltado a maquiagem e ter uma digitalinfluence que atende este nicho com a intenção de seus clientes a dá dicas de maquiagem, fazendo assim, usar mais o produto e não deixar parado na gaveta; claro, quando acabar você fará uma nova venda.

Então, se você vende produto, qual incentivo depois da VENDA, você entrega a seu cliente para que ele renove novos pedidos com sua loja? 

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Nespresso utiliza banco de receitas com o objetivo de acelerar o estoque de seus usuários em casa; assim antecipando novos pedidos.

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